REPERTÓRIO

FANDANGO PARANAENSE

Anu, Tonta, Marinheiro, xará, andorinha Cana-Verde, Mestre Domingues, Vilão de Fita, Sabiá, Tiraninha e Lageana.

(O Fandango do Paraná, constitui uma suíte de danças que são chamadas de marcas e tem como principal característica o batido dos tamancos de madeira em assoalho de madeira. Dança típica do litoral paranaense, representa o costume do caboclo litorâneo de festejar uma boa colheita, um mutirão bem sucedido oferecendo um baile fandango, bailes estes que são comuns até hoje na região de Paranaguá, mais especificamente na Ilha de Valadares, um dos berços do nosso fandango).

DANÇAS PARANAENSES (ALUSIVAS)

Gralha Azul, Barreado, Cuá-Fubá, Colheita do Café.

(Danças que fazem alusão a alguns símbolos de nosso Estado, como a Gralha Azul, considerada por lei a ave símbolo do Paraná. Já o Barreado é o prato típico do Estado e a coreografia simboliza a viagem de litorina, trem que leva os turistas de Curitiba à Morretes, Antonina e Paranaguá, onde podem apreciar esta delícia de comída. A dança da Colheita do Café simboliza os cafezais do Paraná e o trabalho do povo paranaense que fez do nosso café um dos melhores do Brasil. A dança do Cuá-Fubá é uma homenagem à colheita do milho, cultura muito comum no Estado).

BOI DE MAMÃO

Auto que mistura dança e teatro popular, onde o personagem principal é o Boi mas, outras figuras estranhas também se fazem presentes, tais como: A Bernúnçia (um grande lagarto que come criancinhas), o Barão, uma corruptela de Tubarão, o Cavalinho e também uma grande boneca chamada Maricota.

DO SAMBA AO CARNAVAL

Espetáculo que mostra desde o samba de gafieira até os desfiles de carnaval, com passistas e fantasias.

JUNINA PÔR DO SOL

O mais recente espetáculo do grupo, retrata as quadrilhas tão comuns nas festas de São João da região nordeste do Brasil.

SEQUÊNCIA NORDESTINA

Neste espetáculo o grupo traz danças como: Maneiro-pau, Xote, Dança do Araruna, Camaleão e danças do Coco.

SEQUÊNCIA REGIÃO NORTE

Espetáculo que se inicia com a Dança do Siriá, comum na região de Cametá, passando pela dança do Maçarico e finalizando com a maior tradição da região norte, o Carimbó.

DANÇA DO VILÃO

Dança da região de São Francisco do Sul, pesquisada in loco pelo grupo, trata-se de uma dança onde os dançantes são chamados de batedores pelo fato de utilizarem grandes bastões de madeira que utilizam para marcar o ritmo.

DANÇAS DIVERSAS

Além dos espetáculos o grupo apresenta danças avulsas de algumas regiões, tais como: Recortado, Siriri e Ciranda Pantaneira (Centro-Oeste), Calango e São Gonçalo (Sudeste).



NOSSAS REDES SOCIAIS

Apoio: